sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

confiar ou...

O ATO DE CONFIAR

De acordo com o Dicionário Aurélio, confiança significa esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro. / Sentimento de segurança, de certeza, tranqüilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém: perder a confiança do chefe. / Segurança: não ter confiança em si. / Crédito: homem de confiança. // Dar confiança, dar importância a alguém, permitir intimidade. // Voto de confiança, no regime parlamentar, aprovação dada à política do governo pela maioria do Parlamento.

A Bíblia oferece-nos a seguinte citação: "Maldito o homem que confia no homem..." (Jeremias 17.5). Quando atentamos a esta passagem bíblica logo concluímos que, não se deve confiar em homem, não cegar nosso entendimento sobre a confiança no ser humano, limitado e falível, porém muitos radicalizam e não confiam nem em si.
Infelizmente os cheios de si, sempre são os vazios de tudo; aquele que mais se acha, dissimula o encontro que ainda de si precisa.
Uma vez ao ministrar uma aula sobre "Finanças", fiz uma analogia ao qual expressava:
Não espere que alguém confie em você, porque os mais indignos de confiança sempre são aqueles que mais reclamam confiança alheia.
Na operacionalidade do trabalho e desenvolvimento funcional em uma empresa, registre todos os fatos, documente, não por confiança ou desconfiança, mas sim, por competência e capacidade de ter seus atos apontados, ordenados e estruturados.
Quantas e quantas vezes esquecemo-nos de algo que fizemos e depois procuramos um culpado, e após alguns momentos logo lembramos que fora nós mesmos que fizera ou deixara de ter feito.
Quantas vezes usamos dinheiro nosso, e depois esquecemos e vamos a caça de alguém que o tinha pegado. Imagine então quando manipulamos e controlamos coisas alheias.
Então na assertiva bíblica não espere que alguém confie cegamente em você; muitas vezes não resolvemos nem nossas próprias incompetências. Devemos sim saber que existem pessoas de caráter, dignas, mas também erram, algumas intencionalmente outras não.
Quantas vezes queremos que confiem em nós? E dizemos que não confiamos em ninguém! As relações humanas são feitas de confiança; sim, confiança limitada, confiança conferida, pois a vítima da desconfiança sempre será aquela que o "confiador" mais investe, e depois desconfia e diz: não sabia. Pior quando falsamente desconfia, porque falsamente confiou. Quando não se confia em si, sempre se busca fora uma vítima para se vingar e se justificar.
Sendo assim, não desvie a sua confiança de quem a merece, somente a si mesmo, penso que confiar em si é fundamento de caráter, pois logo se conhece quem isto tem então, a desconfiança será nulidade, pois o falso nunca hesitará em trair a si mesmo, dissimular e buscar um culpado lá fora.
"Receber confiança do não confiável é dupla perdição". Elanklever
"Vivemos uma crise de confiança, pois confiar em si é a primeira barreira a se transpor" Elanklever
Ninguém é dono da verdade, porém refletir é bom, uma vez que, aquele que se julga dono da verdade pode estar bem fora da realidade.
Original By - Elvio Antunes de Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário