terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ateu - Só crença, ou praticante - Uma lógica


Qualquer que se diga racional e menos que venha pensar, inicia um raciocínio muito simples de ser pensado, todavia,  para muitos vai se tornando complicado.

Assisti a um filme que o titulo chama atenção, pelo menos para mim e milhares ou milhões que o tenha assistido. "Deus não Morreu". Sei que é alusão a citação do Filósofo, em um de seus livros, mas nada NítidoAparece pela primeira vez em A Gaia Ciência, na seção 108 (Novas lutas), na seção 125 (O louco) e uma terceira vez na secção 343 (Sentido da nossa alegria).Uma outra instância da frase, e a principal responsável pela sua popularidade, aparece na principal obra de Nietzsche, Assim falou Zaratustra.

Na época não podemos julgar qual seria esta concepção, porém muitos pegam hoje para justificar tendências de impensantes. Não pode morrer o que não tenha existido, então  afirma isto que, exista ou existiu,  e alguém matou. Torna-se muito clara a intenção de dizer uma forma de ideia, faliu.

Crer em Deus ou não? Não vou citar aqui deus religioso, como disse o pensador. "Criaram muitas religiões para satisfazer seus egos, e que deus obedeça cada um na sua - Elanklever".

Muitas ideias obstacularizadas por deduções humanas, recheadas de interesses, tendenciosos para lá ou para cá, vezes mais para interesses desfundamentados e passageiros e para satisfazerem as patifarias e inseguranças humanas.

Mas logo pensei: "Se a morte é o fim de tudo, nascer seria o reducionismo do existir", nascer, viver e depois virar um nada, nem a mais nem a menos. 

Não seria um abuso a grandeza do Universo? É pecado ter esperança! Fé então! Cientistas e religiosos que falam em Fé não sabem o que falam, será? Mas tem autoridades maiores criticando, será? 

Nem sei porque muitos ainda vão ao médico, fazê-lo perder tempo.

Não deixando de fora e estou falando aos acusadores que logo dirão: Você tem medo, você e crente, você pensa que.., logo vem uma avalanche de acusações nulas, inúteis e fúteis. Pior ainda, de si para si mesmo, para justificar-se a um nada a mais. 

E muitas vezes cheio de razões, também para nada. Inclusive sentindo proprietário da consciência e decisão alheia, razões do sabem tudo, para nada. Interessante o pensamento da irreflexão, pura evolução !!!

Pessoas se expressam pelo que são, seus medos, seus desejos e seus nadas, ou muito a fazem ser. Todavia muitos desconhecedores de si mesmos arrogam-se em exímios definidores do caráter alheio! Quanta assertividade em um só ser, e nem desconfia de si mesmo.

Infelizmente muitos tem suas opiniões, suas ponderações, sem saber que está entrando no túnel das absurdas e redutivas conclusões. Ó eu sou livre para pensar! Ótimo, o racional nasceu para pensar. O filósofo a mais de 300 anos disse: Penso, logo existo. Ele não citou, sou dono da verdade, logo existo.

Liberdade é o direito e responsabilidade, porque não,  obrigação em pensar bem, refletir de forma lógica e concluir em etapas. Pensadores já disseram: Sei que nada sei, e hoje muitos dizem que não sabemos nem 1 % das realidades da alma e da matéria, nada se sabe sobre o tudo que se pode saber.

O pensador também disse: "Quem tudo sabe, mal informado tem andado - Elanklever". Só porque não sei o que há do outro lado do mar, isto torna a resposta definitiva que nada há?

Se fosse assim, o Brasil não existiria até hoje. Agora ser ignaro, me dá a resposta definitiva sobre o que nada sei. Esse é racional! Interessante. Tenho que ser um reducionista total e absurdo, que bela função. Vim do nada, sou um nada a mais. Como diz Pondé "Me resta ser um ateu praticante", porque não tenho sentido, direção ou propósito. Isso é inteligência !! Que macabra doutrinação.

Dá para continuar? Como se diz não vou perder tempo comigo mesmo, um nada a mais. Ainda muitos reagem com violência, com agressões, como se dissesse: 

Você também tem que ser um nada a mais !!! Não pode ter liberdade de pensar diferente. Que autoridade! Quem deu tamanha autoridade? Ufa, não sabia que uma falida mente tenha tanta autoridade.

Descartes o "Filósofo", cita: Tudo o que o homem sabe é quase nada comparado ao que falta saber.(D.M). René Descartes - Pág. 204 *
Cientista versátil, obcecado pelas maravilhas do mundo exterior. Pai da moderna Filosofia.

Não podemos julgar que a liberdade é o pleno direito do consumo, do parasitismo, e nem pensar que o Universo fora criado só para mim. Endeusando a mim mesmo, sem obrigações sem gratidão, apenas julgando-me o parasita mór.
Muitos defendendo a ideia e  concordando que: é em si mesmo um supremo nada. Assim fica com o direito de julgar, como disse o pensador. "Se vivo errado, não erro - Elanklever". 

Sendo a redução de si e em si. Não precisando agradecer a nada porque, nada com nada dá nada. Sendo a morte o fim de tudo, nascer é o começo de nadas, impondo a si mesmo o direito da coragem mal dirigida, a armadilha dos insensatos. "O mal informado sempre vai saber tudo", ou mesmo o auto-mal intencionado.

Pensar é bom, refletir, ponderar melhor ainda.

Elvio Antunes de Arruda

Ref: Livro "Os investigadores - Daniel J. Boorstin" - Ed Civilização Brasileira *
Discurso do Método - René Descaste - Ed.Martins Fontes
Definições Reflexivas - Elanklever - Ed. Fonte - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário