quinta-feira, 14 de junho de 2012

Escreviterapia


ESCREVITERAPIA, LEITURATERAPIA .

TERAPIA
Sempre ao ler diversos artigos sobre medicina, saúde, doenças, logo aparecem os sufixos “iase e ose”, ambos utilizados para designar doenças, estado mórbido, são oriundos do grego, ganhou com o tempo acepções diversas. Psicose, tuberculose, osteoporose e outros oses.  Mas prefiro mesmo, Terapia: Therapeia ou therapeiae do Grego = tratamento cujo termo, tem o significado de tratamento ou cuidado com a saúde – fisioterapia, psicoterapia, radioterapia etc. Logo pensei, gosto de ler e escrever, como viveria eu sem estas atividades? Assim como pessoas que não vivem sem a televisão, sem rádio, sem  celular, sem carro, e muitas outras coisas mais. Logo penso: tvterapia, dinheiroterapia, celularterapia, fototerapia, igrejoterapia, futebolterapia. Antes da terapia é melhor ter atividade criativa. Chega a um momento até que chegamos a pensar. Será que estou com alguma “ose?”. Overdose de trabalho !

PESQUISAS
A palavra “terapia” tem caído como luvas na vida de quem quer atividades em busca de mais saúde, física, mental ou emocional, e mesmo dos fundamentos existenciais. Não se precisa utilizar a palavra  como acima citado,  porém vemos que a mesma caiu no gosto popular, do técnico na medicina, tornou-se mais extensa no popular, permitindo inúmeras formas de abordagens.

Sendo  a palavra “terapia” indicação de uma atividade de recuperação, sempre diante do trabalho de um profissional especializado em determinada área. Hoje, porém mais que recuperação, é aproveitamento da atividade em alguma área. Como já citado acima define tratamento, reabilitação, através de uma “arte” ou atitude positiva diante de alguma necessidade existencial.

Outro dia lendo um artigo de pesquisas internacionais sobre este assunto, atentei mais precisamente a Israel, e com certeza muitos pesquisadores de diversos países buscam elementos para fundamentarem suas verificações sobre o benefício da escrita, ou do ato de escrever. Não somente no desenvolvimento educacional, lingüístico, mas também na função de estruturação da personalidade, comunicabilidade, fobias, timidez,  dinamização das funções vitais, logo pensei “escriviterapia”.

JANELAS LIGHT
Chegamos a um tempo em que começamos a avaliar perdas, as janelas “light” como diz o Dr. Augusto Cury, parecem ir se fechando “logo pensei nos tais neurônios”, esquecemos que muitas janelas podem ser abertas. Para muitos, isto começa muito cedo, teremos que  encarar a realidade com coragem e função criativa, ativa, positiva e reflexiva, renovando valores, recriando e distribuindo-os.

Muitas vezes a ponte caída está ao lado de dentro. Claro que “escreviterapia é uma forma mais extensa”, porque não é apenas um estudo, é uma função individual, ex: ler por ler, a escrita é algo que estará beneficiando, ou influenciando a outros, passando informações, conhecimentos, costumes, cultura, memórias e imaginações, embora quanto mais se leia, melhor se redige. Não escrevemos apenas por escrever, assim fazemos  para que alguém venha ler, não é apenas uma isolada atividade, é uma forma de expressão. Não janelas de fuga, mas de luz.

AUTOAJUDA
Sempre vejo referências a livros de autoajuda. Todos os livros são de autoajuda, para quem escreve e para quem os lê. Quem os escreve faz terapia da escrita, satisfação e retorno financeiro, e aqueles que lêem podem receber, ajuda de diversos ângulos do conhecimento, desde a escrita à matemática, do lúdico a neurociências, toda informação escrita é fonte de conhecimentos conceituais e técnicos, que naturalmente auxiliam quem queira extrair algum dado interessante, sendo este autodidata ou em sala de aula.

INTERNET
Com a maior facilidade de comunicação via mídias, hoje se  pode escrever, cantar, dar aulas, tocar algum instrumento, fazer uma palestra, artes em geral e postá-los - via internet - para visitação publica. Não só estará fazendo uma terapia, como estará também transmitindo a outros seu potencial, sua boa vontade e ainda incentivando  atividade, desrotinando a vida. “Lembrando aqui a citação do pensador”. “Escrevo, aprecio reler ao que penso - Elanklever”. Ou fazendo alguma outra coisa, a satisfação provém  de apreciar aquilo que fazemos. Naturalmente, se o mesmo gosta de escrever, logo tem se que será útil a outros, imagine a satisfação quando se escreve e reler o que se pensa. Tenho visto aulas, de música, matemática, português, informática, e muitas outras, via Youtube. Que bom, se não gostar daquilo que postou, poderá trocar por uma nova edição, o valor aplicado será o tempo e a boa vontade. Vamos fazer um curso de ESCREVITERAPIA! “Deixe a “ose”, associe-se a terapia.

06.2012 - Elan Tunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário