domingo, 1 de abril de 2018

Educação! O que é Isso?


Arruda, Elvio Antunes de

Educação? Porque um leque tão extenso de educação? Comportamental, alimentar, física, profissional, artística, moral, religiosa e outras.  O que é isso?

Inclusive a palavra  educação é usada inclusive para animais, na prática,  a mais usada é o adestramento, todavia é um ato educativo. Quantos animais hoje são treinados e responsáveis na linha de frente em situações diversas? Onde é imperativo o comportamento adequado.

Precisamos até da educação para o estudo. Educação é  busca de hábitos úteis, saudáveis, objetivos e bons. Bom para algo, para alguém, para desenvolvimento, pessoal e social.

Quantos seres humanos por carência de bons hábitos, não cuidam da saúde, não gostam de aprender, não cuidam da saúde física mental e emocional. Infelizmente quantos alunos como cita o pensador: vão para escola, mas não buscam o estudo, não se tornam estudantes. Infelizmente o acumulo
de deficiências, vai atropelando e levando muitos ao caos existencial. Sucateando o ser.

Educação todos julgam tê-la, mas não gostam de avaliar seus comportamentos, seus hábitos, inclusive muitos tem o hábito de buscar o pior no alheio, e não a busca do melhorar-se. Talvez a busca da equalização negativa.

O hábito do aprender, do crescer e avaliar a si mesmo. Todo conhecimento adquirido também tem que se tornar “visceral e incorporado ao comportamento”, senão torna-se apenas um depósito de conhecimentos nulos e inúteis, torna-se um conhecimento disfuncional. Como diz o pensador: Sucatas mentais.

E também cita o pensador:Quem tudo sabe, anda mal informado – Millôr. O aprendizado é um caminhar constante, infelizmente a razão, que é um estudo de lógica, tem se tornado uma arma do ignaro, sempre tem razão. Será que esta razão está gerando sentido? Ou está apenas endurecendo um nulo mau hábito? 

A deseducação leva à escolas "muitos alunos, e poucos estudantes - Elank Lewer", infelizmente muitos não apreciam a educação, que será o único caminho para uma significativa vida.

Educação não é apenas decorar conhecimentos, é integrar valores comportamentais de acordo ao que se aprende – Noção de crítica, que nada tem haver com falar ou dizer contra. A crítica é uma avaliação é uma degustação intelectual, o prazer da cognição. Quando a vontade impera na busca do aprendizado, a consciência, e a seqüência se torna ciência da estrutura do conhecer e do saber “saber da função ao conhecer”.

Educar-se é não ceder às propostas do caos existencial, é capacitar-se para uma autocrítica crescitiva, e assim transferir o comportamento e conhecimento para o meio. 

A primeira noção de educação é expressa e avaliada pela forma de como nos comunicamos como o mundo. O mundo interno e o mundo externo.  

Quanto pior a qualidade da educação, mais importante será o papel da psiquiatria e da psicologia neste século - A. Cury, e como cita o pensador: "se a educação na escola está mal, imagine fora - Elank Lewer".

Como cita: Dr. Roberto Kertész - "Comportamento é o que pensamos e dizemos e o que dizemos e fazemos" - O que pensamos e sentimos é nosso comportamento subjetivo (interno, individual). O que dizemos e fazemos é nosso comportamento objetivo (externo, social)

“O pensamento é uma corrente, 
 reflexão sela os elos – Elank Lewer.

"Bons hábitos nos habilitam" - Elank Lewer.

websete@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário